sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

“Nevermind” eleita a melhor capa da história

O site Gigwise, especializado em música, escolheu as 50 melhores capas de disco da história. No top ficou “Nevermind” dos Nirvana. A escolha foi feita pela “maneira incrivelmente original” com que a imagem retratou a sociedade contemporânea por meio de um “inocente bebé a ser corrompido pelo dinheiro”.

A banda britânica Uriah Heep, esquecida no baú dos anos 70, ficou em segundo com a ilustração do álbum “Very Eavy Very Umble” que, de tão assustadora, ganhou uma segunda versão nos Estados Unidos.

A fúria destruidora do rock valeu a "London Calling", do The Clash, o quarto lugar. E a premonição da capa dupla do primeiro álbum dos Beastie Boys, de 1986, lançada 15 anos antes dos atentados de 11 de setembro, ficou na sexta posição. As inscrições “3MTA3” do Boeing 727, que se choca contra um obstáculo, quando viradas para um espelho, querem dizer “Eat me” (“devore-me”, em português).

Em grande estiveram também os Pink Floyd e os Beatles, com três trabalhos eleitos cada. “Abbey Road”, da banda de Liverpool, ficou em sétimo com a imagem que levou milhares de fãs à famosa rua de Londres. Já o outro trabalho dos Beatles, “Sgt Pepper's Lonely Hearts Club Band”, um dos maiores ícones da cultura pop, ficou apenas com a 14º posição.

Concebida por Andy Warhol, a ilustração de “The Vevelt Underground and Nico” não passou do 10º lugar. Idolatrada por designers, “Dark Side the Moon”, do Pink Floyd, também ficou apenas com a 13º posição.

Nenhum comentário: