quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Morre baterista da banda Avenged Sevenfold

O baterista James Owen Sullivan, do grupo americano de heavy metal Avenged Sevenfold, foi encontrado morto ontem em sua casa, no sul da Califórnia, segundo informações da polícia local.

Sullivan, de 28 anos, cujo nome artístico era The Rev, morreu na segunda-feira, aparentemente de causas naturais, em Huntington Beach.

A banda, formada em 1999, informou em sua página no MySpace que já estava trabalhando em seu quinto disco. Também pela internet, o grupo lamentou a morte de Sullivan, dizendo que ele era o "melhor baterista do mundo e seu melhor amigo e irmão".

Os 10 Melhores Guitarristas do Mundo

Ainda do site da Guitar Coast peguei este raking:

1º - Steve Vai
2º - Eddie Van Halen
3º - Jimi Hendrix
4º - Joe Satriani
5º - Jimmy Page
6º - Chuck Berry
7º - Stanley Jordan
8º - Joe Pass
9º - Tom Morello
10º - Steve Morse

As principais qualidades desses guitarristas são:
- Inovação
- Relevância para a história da guitarra e da música
- Variedade e qualidade das técnicas
- Feeling
- Composições Excelentes e Originais
- Variedade e qualidade dos efeitos
- Velocidade
- Capacidade de solar com criatividade

Assim, quanto mais dessas qualidades o guitarrista tiver, mais perto ele estará do topo.

As 10 Melhores Bandas do Mundo

Esta classificação foi extraída do site da Guitar Coast. Como sempre não é de esperar opiniões consensuais, assim é na família do rock.

1º - Led Zeppelin
2º - The Beatles
3º - Red Hot Chili Peppers
4º - Van Halen
5 º - The Rolling Stones
6 º - Bob Marley & The Wailers
7 º - Black Sabbath
8 º - Pink Floyd
9 º - Metallica
10 º - Iron Maiden

Os critérios do ranking são:
- Gosto do público
- Relevância para a história da música
- Inovação
- Qualidade das composições
- Variedade das composições (versatilidade)
- Quantidade de hits (ou músicas muito boas)
- Integrantes muito bons (principalmente o vocalista)
- Entrosamento entre os membros
- Influência sobre outras bandas

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Discos Lançados e Ignorados em 2009

O colunista brasileiro do yahoo.com.br, Regis Tadeu indicou alguns cds de nomes do rock lançados em 2009 e que foram, na sua óptica, ignorados tanto pela crítica como pelo grande público. Entre os nomes encontram-se BRUCE SPRINGSTEEN, com o álbum Working on a Dream, FRANZ FERDINAND, com o álbum Tonight e os MASTODON (banda que tive oportunidade de ver ao vivo no Festival da Optimus Alive deste ano), com o álbum Crack the Skye, entre outros.

domingo, 27 de dezembro de 2009

Grupo de defesa dos animais protesta contra show do AC/DC na Áustria

O show da banda AC/DC que será realizado em maio de 2010 na Áustria corre o risco de ser cancelado por causa do protesto de grupo de defesa dos diretos dos animais, segundo o site “Austrian Times”. Os activistas da ONG BirdLife dizem que entrarão com uma acção para que a apresentação seja cancelada, pois o evento afectaria uma colónia de aves raras, nas proximidades do espaço onde ocorrerá o show. Segundo os defensores de animais, neste período os maçaricos acasalam e têm seus filhotes naquela área. A ONG BirdLife, ao lado do Fundo Mundial da Natureza e da União de Proteção à Natureza da Áustria, sugere que a data seja transferida para a partir de junho de 2010.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

O Baterista Mais Novo do Mundo

Pessoal, os putos estão a começar cada vez mais cedo. Este dos vídeos, tem apenas 5 anos. Imaginem como estará ele a tocar bateria, daqui há 20 anos, quando estiver com 25 anos. Para quem conhece algo sobre rock, não de ser impressionante ver este puto a tocar a bateria, de alguns temas de sucesso do estilo. Talvez por isso, a incorporação dos vídeos do puto tenha sido desactivada por quem postou, de modo que apenas posso indicar os links do mesmo. Fantástico!


http://www.youtube.com/watch?v=3ulJHxxGiWg

http://www.youtube.com/watch?v=FS2eNLWUpL8

http://www.youtube.com/watch?v=7CKf0vmPC9s

http://www.youtube.com/watch?v=4RffBbMN7Rw

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Para Quem Gosta de Nirvana (Recordar É Viver)

Nas minhas andanças pela internet deparei-me com as músicas originais "Love Buzz", "Molls´s Lips", "Son of a Gun" e "Jesus Doesn´t Want Me For a Sunbean" que eu pensava serem dos Nirvana. A primeira, "Love Buzz", pertence aos holandeses do Shocking Blue, uma das grandes bandas dos anos 70 e as restantes, são de autoria da banda escocesa The Vaselines, formada em 1986, muito querida por Kurt Cobain. Fiquei tão fascinado ao assistir os vídeos destas músicas interpretadas pelas bandas que as criaram, que não resisti a postá-las aqui, e a compartilhá-las com o pessoal; principalmente "Love Buzz". Sei da existência de outras músicas que se tornaram conhecidas através dos Nirvana, mas que não são de sua autoria. No caso destas, sempre pensei que fossem deles. Comparem as duas versões de "Love Buzz".








Nine Inch Nails sela seu fim

A banda norte-americana formada em finais de 1988, e liderada pelo multi-instrumentista e produtor Trent Reznor se despede dos fãs, disponibilizando os seus próprios instrumentos para venda entre guitarras, teclados e amplificadores. Os interessados poderão participar de um leilão no site oficial do grupo (www.nin.com) ou no eBay (ebay.com).

Baterista dos Strike Faz Uma Fã Beber a Sua Urina

Veja o vídeo. Fica no ar a pergunta se reamente aconteceu, ou tudo não passou de uma simulação. Caso tenha realmente acontecido, o baterista da banda brasileira protagonizou uma brincadeira muito estúpida e sem nexo.


Revista elege os discos mais gays da história

É possível encontrar alguns nomes do rock na lista, sendo de destacar, posicionado em primeiro lugar, com o álbum The Rise and The Fall of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars (lançado em 1972), David Bowie, um dos grandes expoentes do glam rock - a vertente do rock que tem a característica, entre outras, de ser tocada com muita maquilhagem. Encontram-se ainda na lista discos dos The Smith, dos Queen, entre outros.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Pete Doherty é preso novamente após comparecer a tribunal

O ex-The Libertines e actual vocalista dos Babyshambles, Pete Doherty, foi detido, ontem, por suspeita de posse de drogas ilegais, depois de comparecer a um tribunal por um delito no trânsito.

Dezembro e os piores dias do rock and roll

O mês de Dezembro, para além de ser o mês do Natal, é também o mês em que aconteceram algumas das piores tragédias ligadas ao rock, como por exemplo, a morte de John Lennon, ex-Beatles, (num dia 8), por um suposto fã psicopata e o assassinato do jovem negro Meredith Hunter à facadas, em 1969, num concerto dos Rolling Stones, por membros da gang de motociclistas Hell´s Angels. Dias depois, Keith Richards, guitarrista do grupo, declarou ter sido um grande erro terem colocado os Hell´s Angels para fazerem a segurança do evento.

Concerto Freyssac Luanda 03 / 2008

Reportagem do Flash sobre o concerto dos Freyssac, banda francesa, em Luanda. Na altura o rock luandense tinha uma realidade diferente da actual, que é, basicamente, mais dinamizada e massificada.

sábado, 19 de dezembro de 2009

Em entrevista, Dinho Ouro Preto fala do acidente em MG

O vocalista da banda brasileira Capital Inicial está a recuperar-se do acidente que teve durante um concerto da banda, em Minas Gerais, e fala pela primeira vez à comunicação social depois do sucedido.

Os 50 discos da década, segundo a Rolling Stone

A prestigiada revista Rolling Stone elaborou uma lista com os 50 melhores discos lançados na presente década. A lista contém músicos provenientes de diferentes estilos, sendo de realçar a presença de diversas bandas de rock como os Radiohead (em 1º lugar na lista, com o disco Kid A, lançado em 2000), os The Strokes (em segundo lugar, com o disco Is This It, lançado em 2001), entre outros.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Agnela - Podia Ser - Vídeo Clipe Oficial

Dreds curtam esta banda brasileira. Gostei desta onda.

Courtney Love perde guarda da filha

Como é de nosso conhecimento Courtney Love é a viúva do ex-líder dos Nirvana Kurt Cobain. A cantora de 45 anos, está a preparar-se para o lançamento do novo álbum no próximo ano, intitulado "Nobody´s Daughter". Francis Bean, filha de Cobain está neste momento com 17 anos.

Guitarrista do Red Hot Chili Peppers deixa o grupo novamente

Para os amantes de Red Hot Chilli Peppers e para todos os rockers em geral, John Frusciante, o guitarrista do grupo, saiu pela segunda vez da banda, afirmando que o estilo actual da banda ia contra a sua natureza. Frusciante explicou que a sua saída foi pacífica e apoiada pelos outros membros da banda, contando que ela (a saída) contribuísse para a sua felecidade. Confira a notícia na íntegra no link abaixo.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax farão turnê juntos em 2010

Essa sim é uma boa notícia para os headbangers. Seria bom estar num dos concertos desta tourné... vamos rezar, quem sabe eles decidem viajar aqui mais para o hemisfério sul, hehe.

De Regresso ao Blog

Bem pessoal, passados dois anos desde a criação do blog (como o tempo voa!, parafraseando o refrão dum tema conhecido do grande Cazuza, diríamos que "o tempo não pára"...) e também desde as primeiras sessões de captação de som que fizémos num estúdio profissional, para a gravação do cd "Visões", cá estou eu, novamente sentido comichões cerebrais e interiores, que me impelem a escrever, a tirar cá para fora pensamentos e ideias, que fervilham dentro da minha cabeça, sentimentos que me vão atravessando a alma, de norte a sul, de este a oeste. Como que para tirar as teias de aranha que envolvem o blog (tamanho foi o tempo de ausência!), passarei daqui em diante a utilizá-lo mais vezes, com o objectivo de falar desta que é uma das minhas principais paixões na vida, um dos meus principais alimentos espirituais (entre outros), que me faz sentir um ser que existe e vive ao mesmo tempo: o rock. Por todo o mundo são várias as notícias, são várias as novidades ligadas ao rock. O dinamismo do mundo artístico que circunda o rock é extremamente elevado. Sendo assim, passarei a postar as news que forem do meu conhecimento, pois vivemos numa sociedade dominada, no que diz respeito à música, pela predominância (para não utilizar outro termo) mediática do kú duro, do rap, da kizomba e do semba. Sendo assim é necessário, sempre que possível, contribuir com o que estiver ao nosso alcance, para tornar o rock mais perto dos angolanos, seja partilhando notícias sobre as bandas, seja de outras formas baseadas em criatividade. Sem excessivos dramatismos, convém dizer que nada ganhamos cruzando os braços e adoptando uma postura de "chorar por cima do leite derramado", no que diz respeito ao domínio exercido por outros estilos musicais. Estes estilos dominam o cenário musical angolano porque certamente os seus cultuadores se empenharam para atingir o nível de visibilidade mediática que têm, directa ou indirectamente. São, com certeza, vários os factores explicativos do actual cenário musical angolano. A situação é a tal ponto complexa que o músicos que fazem rock precisam de esboçar estratégias e tácticas muito bem pensadas, eficientes e eficazes (no sentido restrito destes termos), de modo a colocar o rock no mesmo patamar dos estilos acima citados, ou pelo menos próximo do patamar daqueles. Este não é um desafio fácil de ser alcançado, com certeza que não. Espero, porém, não estar a depositar a minha fé e a minha razão numa utopia. Só o tempo revelará até que ponto a minha crença no rock no nosso país é ou não um simples sonho. Digo isto não só enquanto observador do cenário musical angolano, mas também como alguém que se aventurou pelos caminhos do lançamento de uma obra discográfica em estilo rock (de resto uma experiência bastante enriquecedora, dado o processo de aprendizagem que se operou, que nos leva incontornavelmente a maiores cautelas em lançamentos discográficos posteriores).
Basicamente, tal como o afirmei acima, passarei a usar mais o blog (dentro das minhas disponibilidades de tempo), não só para dar a conhecer as news sobre as bandas e as cenas todas que me chegarem aos ouvidos, mas também para expressar o meu ponto de vista sobre os mais variados assuntos, consoante o "estalo" que me der, contando que o rock é o assunto predilecto, entre todos os que se apresentarem, quando tiver que gatafunhar alguma coisa. Até à próxima e rock on!